La suba teksto estas sugesto nepre adaptebla al lokaj cirkonstancoj. Modifu, resumu, aŭ riĉigu ĝin laŭ via neceso, kaj sendu ĝin al la gazetaro de via regiono.


 

 

 

Caro Editor <NOME_DO_REDATOR>

<morador-de-nossa-cidade> debaterá na Eslováquia com delegados de vários países sobre justiça social e justiça linguística!
 

 

<NOME> de <nossa-cidade> participará este ano de um congresso internacional com mais de 1.200 participantes de 60 países (1) no qual <ela / ele> não vai precisar de intérpretes. <NOME> irá para a Nitra, Eslováquia, onde será realizado o 101o Congresso Mundial de Esperanto, de 23 a 30 de julho de 2016.

 


Tema do congresso

O tema deste congresso internacional, que se realiza inteiramente em Esperanto a cada ano em um país diferente, é: "Justiça social - Justiça linguística". Durante uma semana <NOME> debaterá sobre este assunto. "Será muito interessante explorar soluções para as injustiças sociais e linguísticas da humanidade, com representantes de tantas nações, sem dificuldades de comunicação, e discutir tantas propostas e opiniões diferentes em relação a este problema muito atual e urgente, que necessita de uma solução " - <ele / ela> disse.

O que é Esperanto

Língua internacional com 129 anos de existência, o Esperanto tem falantes em mais de 120 países. É neutro e não possui interesses imperialistas de dominação econômica ou política. Além disso, devido à sua facilidade e regularidade gramatical, depois de um rápido aprendizado abrem-se as portas do mundo também para pessoas menos talentosas para o aprendizado de idiomas.

Línguas desaparecem

De acordo com a Unesco metade das mais de 6.000 línguas do mundo desaparecerão até o final deste século (2).

Por que isso é um problema

Além da injustiça social que ocorre quando uma língua materna é desprezada, é necessário estar ciente do fato de que a diversidade biológica e linguística são inseparáveis, interligadas, e interdependentes. A perda da diversidade linguística resulta em uma perda de conhecimento tradicional, essencialmente necessário para a biodiversidade sustentável para a vida. (Declaração final, 64ª conferência de ONG, Bonn, 2011 (3); e Terralingua (4))

"Quando uma língua morre, perdemos uma grande riqueza intelectual, como se você deixar cair uma bomba no museu do Louvre." (Ken Hale, linguista americano)

 

Por que o esperanto é uma solução possível?

 

A língua neutra Esperanto é uma verdadeira salvaguarda para as culturas nacionais contra a influência monopolizadora de apenas uma ou duas línguas, como hoje é cada vez mais evidente.

Os esperantistas não querem exterminar língua alguma; eles querem que todas continuem existindo, em respeito aos direitos linguísticos de todos e para que prevaleça a  justiça linguística na comunicação internacional.

As pessoas que falam Esperanto desejam uma comunicação intercultural justa e pacífica entre os povos. Por detrás do Esperanto não existe um Estado com sistema econômico e esforços imperialistas, nem um povo, cujo interesse seria o desaparecimento de línguas de  outros povos, ou a dominação de seus mercados. Atrás do Esperanto existem apenas  homens benevolentes que buscam a justiça para todas as culturas e todas as línguas, e a paz entre as nações.

A UNESCO já reconheceu o Esperanto por duas resoluções (1954 (5) 1985 (6)) e o ano de
2017 será associado à celebração do 100º aniversário da morte de L.L.Zamenhof, que lançou a idéia desta língua internacional,  Esperanto.   A Associação Mundial de Esperanto (UEA) está em relações oficiais com a UNESCO e as Nações Unidas (ONU).

 

Dia do Esperanto

portugala - bilda versio - klaku por malfermi novan fenestron kun la bildo. Por pdf, Facebook-grandeco sub la bildo
 

Além disso, em 26 de julho, os participantes do congresso e falantes de esperanto em todo o mundo vão comemorar o Dia do  esperanto, festejando o fato de há 129 anos ter sido publicado o primeiro livro da língua internacional. Este aniversário ressalta o valor crucial do movimento esperantista: o esforço pela justiça linguística no mundo (7).

 


Fatos sobre o Esperanto

Esperanto é uma língua viva, mais de 212.000 pessoas aprendem através do site "Lernu" (8), 422.000 com "Duolingo" (9) e em outros milhares de cursos presenciais em todo o mundo.

É uma língua com uma rica cultura. A enciclopédia online Wikipedia (10), contém atualmente 229.000 artigos em esperanto, e está no segundo mais importante grupo de línguas, que tem mais de cem mil artigos. A Biblioteca Nacional da Áustria (11) tem mais de 35.000 títulos de livros, traduzidos ou escritos originalmente em esperanto. Na Biblioteca Municipal de La Chaux-de-Fonds, Suíça, CDELI de arquivo (12) existem mais de 30.000 livros e vários periódicos em ou sobre o Esperanto e interlinguística. O catálogo da
Associação Mundial de Esperanto (13) tem quase 7.000 livros (e discos, vídeos, etc.) para a venda.
Várias estações de rádio (on-line ou por antena) e canais de televisão transmitem em Esperanto (14).  A comunidade de falantes conta com um
vibrante mercado de música em Esperanto (15).


contatos

<NOME>
<Endereço>
<Tel. ...>
[de preferência de celular]
<Endereço de email>
Liga Brasileira de Esperanto

www.esperanto.com.br



 


Referências:
www.gazetaro.org/2016/referencoj.htm